balanço

Estado passa a incluir resultados dos testes rápidos no boletim sobre coronavírus

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada às 18h52min em 5 de maio de 2020

A partir desta terça-feira, o Rio Grande do Sul começa a contabilizar o resultado dos testes rápidos no boletim que monitora o coronavírus no Estado. Só hoje, foram adicionados 130 novos casos confirmados a partir de exames realizados entre os dias 4 de abril e 4 de maio - dois deles em Santa Maria. Com isso, já são 1.989 pessoas infectadas pela Covid-19 em 165 cidades gaúchas. 

VÍDEO: cinco laboratórios fazem exames para Covid-19 em Santa Maria

Antes, só estavam sendo contabilizados os exames RT-PCR, que são realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ou em laboratórios da rede privada. Como o Estado já repassou cerca de 108 mil testes rápidos para todas as 497 cidades, os resultados, sejam positivos ou negativos, deverão ser registrados no sistema por cada cidade para que a diferença entre os números municipal e estadual seja minimizada. 

De acordo com a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual da Vigilância em Saúde, Tani Ranieri, até agora já são 2.027 testes contabilizados no sistema interno (os números serão adicionados aos poucos, a partir de hoje, na plataforma online). Desse total, 1,6 mil foram descartados e outros 416 foram positivos para a presença dos anticorpos de Covid-19. Por isso, o número total de casos deve aumentar expressivamente. 

A prioridade para a aplicação dos testes rápidos no Estado é para profissionais da saúde e segurança que estejam afastados com sintomas da doença, e todos os idosos com sintomas. Os casos que testarem positivo na pesquisa realizada em nove cidades gaúchas, inclusive Santa Maria, que é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), também serão contabilizados. 

Segundo o médico epidemiologista da prefeitura Marcos Lobato, esses dois casos adicionados hoje pelo Estado já estavam sendo contabilizados pela prefeitura. Um deles havia sido realizado durante a pesquisa da Ufpel e outro foi realizado em um profissional da saúde. 

POR QUE OS NÚMEROS DIVERGEM
Durante a coletiva de imprensa na tarde de hoje, o governador Eduardo Leite e a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica explicaram porque há tanta divergência nos números de casos confirmados divulgados pelo Estado e pelos municípios. Em Santa Maria, por exemplo, segundo o Estado são 28 casos de coronavírus, mas, segundo a prefeitura, são 39. 

Portaria estadual proíbe visitas de crianças em lares de idosos

Quando o município confirma um caso, pode haver um intervalo de tempo até que seja feita a confirmação oficial pelo Estado. Além disso, também é possível ter diferença em função dos testes serem realizados em laboratórios privados. Todos os casos suspeitos realizados na rede privada precisam passar por uma contraprova do Lacen. Depois que o primeiro é aprovado, os próximos realizados na mesma empresa são validados automaticamente. 

_ Muitas pessoas fazem os testes na rede privada, pelos seus planos de saúde, e tem uma demora maior até o município verificar e encaminhar ao Estado. É diferente de quando é feito pelo Lacen, que o Estado é quem fica sabendo primeiro. Até agora, todos os casos que temos já foram enviados para a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que encaminha para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Outro motivo desse "delay" é que também há uma demanda muito grande chegando à Saúde por parte de todas as cidades _ explicou o médico epidemiologista da prefeitura.

CASOS DO RS
Dos 1.989 casos confirmados até agora, 859 estão em recuperação, 1.051 são considerados recuperados e outros 79 foram a óbito. 

Na região, segundo o balanço do Estado, além de Santa Maria, as cidades com casos são Santiago (2), São Gabriel (1), Jaguari (1), Cruz Alta (1), Caçapava do Sul (1), Rosário do Sul (1) e Nova Palma (1)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

FOTOS: leitores homenageiam maternidade da Casa de Saúde com memórias de nascimentos Anterior

FOTOS: leitores homenageiam maternidade da Casa de Saúde com memórias de nascimentos

Portaria estadual proíbe visitas de crianças em lares de idosos Próximo

Portaria estadual proíbe visitas de crianças em lares de idosos

Saúde